quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

CONSULTOR DE SEGURANÇA

PROBLEMAS OU DÚVIDAS NA SEGURANÇA ? : PROCURE UM CONSULTOR
Quando você está com um problema mecânico no automóvel procura a oficina. Quando é um problema de saúde a procura é por um médico. Precisando de um projeto/planta de uma construção, o indicado é procurar um arquiteto e engenheiro. Se a duvida é auxilio de ordem jurídica a procura é por um advogado. A cada problema, assessoria, dúvidas ou serviços que precisamos, buscamos a orientação do profissional daquela área. Por não ter conhecimento e uma cultura de segurança, as pessoas em alguns casos quando necessitam de ajuda de um profissional de segurança contratam pessoas que não são conhecedores da área, como por exemplo, procuram um eletricista para um simples projeto de CFTV (Circuito Fechado de TV) ou umalarme com sensores. Em um condomínio fechado o síndico é o responsável pelos procedimentos, equipamentos e o plano de segurança. Outro exemplo: em algumas empresas o diretor do RH ou de outro departamento é o responsável pelo departamento de segurança. Outro caso de que serve de exemplo e um executivo ou empresário que contrata um motorista particular para ser responsável pelo sua segurança pessoal.
Devido ao novo contexto e cenário, a transformação no qual estamos acompanhando na segurança empresarial, e as transformações devido ao avanço estratégico do crime organizado e constantes mudanças no contexto econômico, não podemos aceitar e passar aos nossos clientes e colaboradores que os exemplos citados não são viáveis. Temos que despertar a necessidade das pessoas quando estiverem com dúvidas ou problemas referente à segurança pessoal, patrimonial e empresarial o indicado é à procurar de quem entende do assunto. Em um artigo do consultor de segurança doRoberto Zapatoczny Costa ele define o gestor como “ um profissional que possui pensamento crítico, flexibilidade, se articula nas demais áreas da empresa, na sociedade e nos organismos de segurança pública, proporcionando maior grau de segurança na integridade do negócio, de forma inteligente e discreta,” conclui Roberto .
Conhecer a legislação de segurança privada, ter um conhecimento estratégico de segurança eletrônica, ter bons relacionamentos em segurança pública para diversos atendimentos possíveis, conhecer administração e estratégia empresarial, estas são algumas de varias qualidades que o consultor deve ter, em um artigo do jornal da segurança o Profº Marcy J. C. Verde comenta que “na área de segurança empresarial, um consultor pode tratar de assuntos como recursos humanos, tecnológicos, barreiras físicas, procedimentos organizacionais, etc.”
Além do que já foi mencionado o profissional Gestor/Consultor/Especialista em segurança com base na inteligência estratégica, atua com agilidade e firmeza, sendo capaz de:
• Planejar sistemas de segurança integrado;
• Executar políticas estratégicas de proteção à continuidade dos negócios;
• Analisar os problemas na sua origem;
• Avaliar alternativas e propor soluções pontuais ao risco ou aos pontos vulneráveis;
• Elaborar planos de segurança e contingências;
• Fazer análise de riscos e criar planejamento tático e técnico para o dia-a-dia da sua empresa.
Orientar você e sua família no que refere-se a segurança pessoal. O profissional de segurança é responsável ainda pelos projetos de segurança dos shoppings centers, condomínios verticais e horizontais, residências, empresas, aeroportos, teatros, escolas, indústrias, estabelecimentos comerciais e tantas outras atividades.
Lembre-se: O criminoso analisa e planeja o que vai fazer. E você, tem procurado um profissional de segurança ? Tem planejado sua segurança, da sua família, empresa, patrimônio ?
Siderley Andrade de Lima, Consultor de Segurança Pessoal, membro da ABSEG (Associação Brasileira dos Profissionais de Segurança), colaborador do CONSEG Alphaville/ Tamboré e ex-militar graduado do Exército.
consultoriaseg@yahoo.com.br

PLANO DE SEGURANÇA PATRIMONIAL

PLANO DE SEGURANÇA PATRIMONIAL

Siderley A. de Lima

Quando falamos em segurança patrimonial, muitas empresas e indústrias em geral não possuem nenhum tipo de normas ou procedimentos relacionados com o dia a dia da sua segurança, não existindo um planejamento básico, nem uma política de segurança.

O plano de segurança deve se enquadrar dentro da política de segurança da empresa. Mas o que seria o plano de segurança? São medidas técnicas e humanas que fornecem, preventivamente, segurança as pessoas e ao patrimônio.

O plano visa prevenir todas as situações adversas ao cotidiano da empresa, seja um furto, roubo, seqüestro, incêndio, espionagem empresarial, fraudes de desvio de mercadorias, greves, etc. Cada empresa adotará as medidas preventivas conforme sua realidade.

As táticas preventivas serão desde barreiras físicas e eletrônicas, controle de acesso pessoal, de veículos, normas de segurança para funcionários, visitantes, prestadores de serviço, o plano de segurança possui ainda em seus itens o objetivo, a execução, as medidas recomendadas e por fim as atribuições da segurança patrimonial que definem as funções dos integrantes da segurança.

Todas as informações serão levantadas pelo chefe da segurança, ou ainda com a ajuda de um consultor, e depois de concluído deve ser aprovado pela direção da empresa, sendo atualizado constantemente.

Siderley Andrade de Lima, consultor de segurança pessoal, guarda civil , é membro da ABSEG ( associação brasileira dos profissionais de segurança), é colaborador do CONSEG Alphaville/Tamboré. consultoriaseg@yahoo.com.br

NOVO GOLPE DO FALSO SEQUESTRO

NOVO GOLPE RESULTA EM SEQUESTRO
Os criminosos inventaram um nova forma de seqüestro no qual já fizeram dezenas de vítimas em todo o País, eles inovaram uma mistura de " estelionato e finalizam o golpe roubando as vítimas ou sequestrando. . O bando anuncia em jornais de circulação nacional ou regional carros importados ou máquinas agrícolas com até 50% de desconto. Na conversa com a vítima por telefone, os criminosos alegam que consegue os preços mais baixo porque são funcionários da Receita Federal, dizem que o preço se deve ao fato de terem isenção de impostos. Exigem, no entanto, pagamento à vista.
Os bandidos recebem os telefonemas dos interessados e passam a selecionar a vítima. Pedem garantias de que ela terá como fazer o negócio e dizem que a compra deve ser à vista - em dinheiro ou cheque. Ao mesmo tempo, o bando explica ao comprador a razão do preço baixo. O vendedor diz ser diretor de porto, como o de Santos (SP) ou o de Paranaguá (PR), ou afirma trabalhar na Receita, daí o fato de ser isento de impostos na aquisição do veículo importado ou de ter a primazia na venda de mercadorias apreendidas pelo Fisco.
O bando então marca um encontro com a vítima. Caso ela não tenha trazido dinheiro ou cheque, os bandidos telefonam à família e exigem o pagamento. "Os seqüestradores sabem que a vítima tem dinheiro e querem como resgate pelo menos o valor do veículo ou ainda quando a vítima de posse do dinheiro vai realizar a compra pessoalmente é rendida e o dinheiro é roubado.
Veja como você pode evitar e também orientar seus familiares;
- Não adiante nenhum valor;
- Verifique a idoneidade de quem está vendendo e a procedência do vendedor e também o produto da venda;
- Faça a negociação com o produto presente;
- Faça a transação pessoalmente e procure ir acompanhado, não leve nemhum valor em dinheiro;
- Ao ir realizar o negócio deixe seus familiares avisados com as seguinte informações, local, hora, dados da pessoa que está vendendo o produto.
- Desconfie de ofertas com valores abaixo do normal ou negócio vantajoso.
Siderley A. de Lima , é consultor de segurança pessoal, membro da ABSEG ( associação brasileira dos profissionais de segurança ), é colaborador do CONSEG Alphaville/ Tamboré.

AVANÇO DA CRIMINALIDADE

AVANÇO DA CRIMINALIDADE

Com o avanço da criminalidade, temos que ter em mente o seguinte lembrete " O crime evolui todos os dias. Cada vez eles inovam em algum tipo de crime, os bandidos estão sempre um passo a frente. E a sua segurança ? A segurança da sua empresa ? A segurança da sua família? E do seu patrimônio tem evoluído ? Você tem tomado medidas preventivas ? Estas perguntas temos que fazer todos os dias procurando sempre atuar principalmente na prevenção. Ter uma cultura de segurança, estar atento ao crime da ‘moda’ e o modus operandi , é se prevenir para não ser a próxima vítima.

O criminoso atua onde é mais vulnerável, cada vez que se cria um novo recurso ou uma solução em segurança patrimonial para impedir a ação criminosa eles inovam com outro tipo de crime

Por isso, devemos a cada dia ter e divulgar a conscientização de segurança preventiva, tendo a todo o instante medidas e comportamento preventivo no que refere-se a segurança pessoal e patrimonial.

Siderley Andrade de Lima, consultor de segurança pessoal, é guarda civil municipal, membro da ABSEG ( Associação Brasileira dos Profissionais de Segurança), colaborador do CONSEG Alphaville/ Tambore, e foi militar graduado do Exercito.

siderleyandrade@yahho.com.br